“As crianças não pertencem a prisões. As crianças não devem ser mantidas em instituições fechadas privadas de cuidados, de amor e acolhimento. Elas pertencem às escolas, aos parques infantis e aos ambientes domésticos seguros” Mona Rishmawi, representante do escritório de direitos humanos no Congresso da ONU de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal.
Read MoreJogamos pra elas porque um dia, em algum lugar, um "não" foi dito a uma menina que quis jogar uma partida de futebol na rua. Porque na seleção dos times, há uma menina que não tem chance ou é a última a ser escolhida. Porque há comunidades, bairros e escolas em que as meninas sequer são consideradas para ocupar um campinho. Porque pouco se sabe sobre a história do futebol feminino (ou sobre o presente, muitas vezes). Porque há lugares, como o Zanzibar, em que muitas mulheres são julgadas como "imorais" por jogar futebol. Porque há quem diga que "futebol não é coisa de mulher". Porque em algum momento, o direito de jogar e se divertir com o futebol foi (ou é) negado a meninas e mulheres.
Read MoreA love.fútbol encontrou com Megan e seu documentário entitulado New Generation Queens: uma história de futebol do Zanzibar enquanto procurava por histórias de impacto para compartilhar. O filme de Megan conta a história do futebol através da perspectiva de um time feminino em um dos lugares mais improváveis: Zanzibar, a parte semi-autônomo da Tanzânia, na costa leste da África, onde o futebol é rei, mas não é para mulheres jogarem. Essa é uma história sobre futebol, mas mais importante, é uma história sobre empoderamento de mulheres e a jornada para desafiar estereótipos consolidados e se expressar livremente. Megan conseguiu um tempo na ocupada agenda para responder algumas perguntas sobre o documentário e o próprio relacionamento com o futebol.
Read MoreEnquanto a Seleção dos Estados Unidos se prepara para enfrentar a Alemanha mais tarde no mata-mata da Copa do Mundo de Futebol Feminino, nós tivemos a chance de entrevistar Tiffany Roberts Sahaydak. Conhecida por ser uma zagueira imbatível e por seu espírito competitivo, Tiffany estreou na seleção com 16 anos e nunca olhou para trás. De ser uma participante do icônico time vencedor da Copa de 1999 a jogar na primeira Liga Feminina totalmente profissional dos EUA, Tiffany foi uma das muitas pioneiras na história do futebol feminino no País a pavimentar o caminho para outras e a correr atrás da paixão pelo esporte. Atualmente treinadora na Flórida, ela se esforça para passar adiante sua experiência e aprendizados para a próxima geração de aspirantes a estrelas do futebol feminino.
Read MoreQual a participação das mulheres no esporte mais popular do Brasil? O que sabemos sobre a história do futebol feminino? Em maio deste ano, o Museu do Futebol abriu uma exposição permanente chamada Visibilidade para o Futebol Feminino, para responder essas perguntas e contar décadas de uma história muitas vezes esquecida. A pesquisadora do Museu do Futebol Aira Bonfim nos conta muito sobre a história do futebol feminino no Brasil e como ela influenciou e influencia até hoje os rumos da modalidade. Aira participou da implantação do Centro de Referência do Futebol em 2011 e tem uma história familiar com o futebol, herdada do avô goleiro, que despertou a curiosidade em praticar o esporte.
Read MoreIrene,
bola para a frente. Sempre que o mundo tentar te derrubar, te atacar, te derrotar. Bola para a frente quando ameaçarem os seus sonhos mais particulares, anularem teus desejos mais expressos, desafiarem tuas virtudes mais sólidas. Bola para a frente se a cama parecer o melhor lugar (não é), quando a comida parecer não ter gosto (tem), quando o choro não quiser cessar (enxuga a tristeza líquida, filha). Bola para a frente sempre que a dor esconder teu sorriso.
Aline Pellegrino nasceu dois dias antes da semi-final em que o Brasil perdeu para a Itália em 1982, "assistiu" o Mundial da barriga da mãe. Nas palavras dela, ela já nasceu gostando do jogo. O amor pela bola a acompanhou sempre e a levou a uma carreira de 15 anos no esporte, a ser capitã da Seleção Brasileira de Futebol Feminino entre 2005 e 2013, a ser medalhista olímpica e hoje, co-diretora da organização Guerreiras Project, iniciativa internacional que usa o futebol como ferramenta para combater preconceitos de gênero. Nesse papo com a love.fútbol Aline nos fala um pouco do que é ser jogadora de futebol no Brasil, das dificuldades e do seu sonho para a modalidade.
Read MoreMarta,
família é um campinho de várzea. Não tem grama verde para se gabar. Rede, quando não tem grandes furos, é luxo. A marcação de cal some, cabelos brancos surgem. As traves, meio capengas, permanecem de pé mais por crença do que por engenharia. A gente cobra escanteio, corre para cabecear, espera rebote, ataca e defende. Não tem banco de reservas, todo mundo é titular e joga todos os tempos, ainda que se prorrogue algum sofrimento, ainda que haja pênaltis para os de coração forte. Nesse campinho que dorme cedo por não ter refletor, a gente joga aberto. Joga limpo. Joga duro, quando necessário, mas essa não é a regra. O fundamental é que a gente joga junto.
Read MoreOs minutos que antecedem uma partida são fundamentais para quem é atleta. Todo mundo sabe que não é só o preparo físico que determina o bom desempenho, a mente também tem seu papel. O projeto #GameFaces, da fotógrafa Andrea Corradini para a Wildfang, mostra as caras de algumas meninas pouco antes de entrarem em campo. O ensaio mostra o poder e a motivação dessas jovens jogadoras. Confere aí as fotos e as histórias dessas autênticas boleiras! :)
Read MoreSe você gosta de futebol, já se imaginou pelo menos uma vez, jogando em um grande estádio, que tenha recebido nomes importantes do esporte, certo?! Mas quando falamos de atletas mais jovens, que treinam diariamente, isso deixa de ser só uma brincadeira da imaginação e vira sonho.
Read MoreHá quase dez anos, começamos nos Estados Unidos, atuando na Guatemala. Depois, viemos para o Brasil. Agora, a love.fútbol ganhou apoiadores importantes no Japão! A love.fúbol Japão começou a operar este ano, a partir do trabalho de Ryoya, Yuta, Dai e Nori, somado aos esforços de outros voluntários.
Read MoreRodrigo Lobo começou cedo a se relacionar com câmeras, imagens. Com 15 anos, fez curso de Cinema, virou assistente de câmera, trabalhou em filmes. Ainda adolescente, no curso de Jornalismo, encontrou a profissão a qual se dedicou por boa parte da carreira até agora: fotojornalista. Trabalhou no Jornal do Commercio por 13 anos, participou de grandes coberturas, fotografou muitas partidas de futebol, ganhou prêmios. Hoje, voltou ao audiovisual, com produtora própria, a Rói-rói, mas não deixou de lado a fotografia autoral. Nessa conversa, Lobo, um apaixonado por futebol como a gente, conta um pouco da relação futebol x fotografia na vida dele e de como deu início a um projeto de registros do espírito do futebol de várzea.
Read MoreDepois de pouco mais de um ano de trabalho na love.fútbol, quase que a maior parte desse tempo acompanhando o andamento dos projetos e auxiliando a equipe em nosso escritório, no começo desse ano me foi dada a missão de, junto a Flavinho, nosso coordenador de projetos, viver o dia-a-dia de uma comunidade e construir com ela um espaço seguro pra jogar futebol.
Read MoreA essa altura a feijoada já está em processo de finalização em Massangana, no Cabo de Santo Agostinho (PE). Mas não só a iguaria da culinária tupiniquim está prestes a ficar pronta e muito bem pronta. Os apaixonados por futebol da comunidade, junto com a love.fútbol inauguram neste sábado (25), a partir das 9h, a Arena Massangana, nosso projeto #18, realizado com patrocínio da Concessionária Rota do Atlântico e apoio de SUAPE e da Prefeitura Municipal.
Read MoreAproveitamos o espírito de resgate de memórias, para lembrar de um momento inesquecível para nós e para um grupo de amigos da comunidade de Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho (PE): o dia em que fomos juntos assistir à partida Santa Cruz x Náutico na Arena Pernambuco, mês passado.
Read MorePor trás de muitos projetos relacionados a futebol, existe uma rede de organizações que fazem tudo acontecer. Pessoas que trocam informações, buscam aprender, ampliar o alcance e melhorar as metodologias com relação à prática esportiva e formar uma rede de apoio a todos que atuam na área. No fim de março, a love.fútbol esteve em um encontro com várias dessas pessoas: o 6º Encontro da Comunidade de Aprendizagem de Futebol para o Desenvolvimento, promovido pela streetfootballworld.
Read MoreHá cerca de quatro meses, a love.fútbol se juntou à comunidade de Engenho Massangana para tornar um sonho de 20 anos realidade: um campo de futebol de qualidade. Este mês, mais precisamente, no dia 25, isso vai acontecer. A Arena Massangana, nosso projeto #18, feito em parceria com a Concessionária Rota do Atlântico, será inaugurada.
Read MoreAldair Fagundes é um verdadeiro guerreiro. Ele nasceu com necessidades especiais e se desloca por aí em uma moto vermelha adaptada. Aldair é o locutor de esportes local, em Foz do Iguaçu (PR) e é o nome dele que batiza o projeto love.fútbol #13: Estádio Aldair Fagundes.
Read MoreUma comunidade inteira transformada em um espaço livre a céu aberto. Onde adultos e crianças em sinergia realizam muito mais do que a nossa consciência é capaz de alcançar. Nesse lugar, inexiste paredes entre comunidade, escolas, organizações sociais, políticas e da lei. Vive-se a toda hora e em todo lugar… no campo de futebol, no fiteiro, na mesa de sinuca, na lanchonete, nas oficinas de carro, na garupa de um mototaxista, nas praças, nos becos, nas vias, nas cadeiras de balanço, em cima do morro e embaixo também. Os crimes foram devastados. Conspiradores locais redescobrem rotas nunca antes percorridas, intervindo com amor nos "muros", recriando novos espaços de aprendizado. Comunidades, indivíduos e sonhos se misturam diariamente, todos eles revestidos de muita esperança e em busca de um equilíbrio interior que resgate a autoestima, a transparência, a lealdade e o amor-próprio.
Read MoreEstivemos no Complexo do Alemão (RJ) em 2013. Há quase dois anos, em 7 de abril, ocupamos a Rua Canitar com o futebol para celebrar a reinauguração do campo comunitário. Crianças, jovens e adultos participaram daquela festa, munidos de sorrisos e sonhos para aquele espaço e para a sua comunidade.
Read More