Jovens líderes da iniciativa Fútbol Matters (México) participam de treinamento em Manchester, na Inglaterra
Enquanto a fase de construção do segundo campinho da iniciativa Fútbol Matters, em parceria com o clube inglês Manchester City, está em andamento na comunidade de Niñoes Héroes, em Valle del Chaco Solidariedad, no México, cinco jovens participantes dos projetos vão para o 4o Young Leaders Summit 2018 (Encontro de Jovens Líderes), na cidade de Manchester, na Inglaterra.
O evento vai reunir, no City Football Academy, 70 Jovens Líderes de projetos apoiados pelo clube inglês em 18 cidades do mundo, para uma capacitação intensiva com os treinadores do City In the Community. O objetivo do encontro é promover atividades e treinamentos que reforçam o poder do futebol como ferramenta para Educação, Saúde e Inclusão para que os jovens repliquem os conhecimentos em suas comunidades.
Em 2017, três jovens do #ProjetoElCoyolito estiveram presentes no encontro. Dois deles, Brenda e Esteban, retornam este ano para co-criar o encontro 2018 junto com colegas de outros países que também participaram no ano passado. Já Alfredo, Daniela e Valéria estreiam na experiência este ano.
Alfredo integrou o grupo de 30 participantes do Young Leaders Training (Capacitação de Jovens Líderes) realizado no Projeto El Coyolito no ano passado pelos treinadores Jules Seddon e Craig Bell e atualmente, junto com Brenda, Esteban e outros dois colegas, ministra clínicas de futebol gratuitas para crianças e adolescentes no espaço, do qual participou ativamente da reforma durante a fase de construção.
Daniela e Valéria, por sua vez, vivem na comunidade de Niños Héroes, onde o #ProjetoLaDoce está em fase de construção. As duas atuam como coordenadoras locais do projeto e após a experiência na Inglaterra, também farão parte da Capacitação para Jovens Líderes que vai acontecer no novo campinho da comunidade, após a inauguração.
Os projetos El Coyolito e La Doce fazem parte da iniciativa Fútbol Matters, ação mais votada na campanha global Cityzens Giving 2016-2017, do clube de futebol inglês Manchester City.
Conversamos com os cinco jovens para saber o que eles pensam sobre a participação no Young Leaders Summit 2018. Confere o que eles disseram: