love.fútbol amplia vagas do projeto Jogada do Futuro, em São Lourenço da Mata (PE)
A iniciativa passa a atender 120 meninos e meninas da região. Antes eram 66 crianças - de sete a 17 anos.
Com quatro anos de atuação na comunidade de Penedo de Cima, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, o projeto de futebol educacional Jogada do Futuro duplicou o número de vagas para crianças e jovens este ano. .
Os alunos terão dois encontros semanais que vão incorporar treinamento tradicional e o futebol educacional, metodologia que usa o esporte como plataforma para abordar temáticas sociais como Direitos Humanos e combate ao preconceito. O início dos treinos será na primeira semana de abril, e vão acontecer na quadra na quadra que fica ao lado da Escola Municipal Paulo Gomes. O espaço de jogo foi construído pela própria comunidade, em projeto da love.fútbol inaugurado em 2014. Atualmente, a manutenção da quadra é realizada pela própria comunidade, através de uma comissão de vizinhos criada durante a construção. O grupo de moradores realiza ações periódicas de arrecadação de fundos para garantir que o espaço continue ativo e em boas condições.
A nova fase do projeto, lançada oficialmente na última quinta-feira (22), conta com patrocínio de Gatorade, via Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco. Além do aumento de vagas, o novo aporte de recursos permitiu mais investimentos na equipe do Jogada do Futuro, que agora conta com as educadoras Gleice Falcão (ex-Sport e Náutico) e Camila Lima; a assistente social Eliane Sebastião, que atua em comunidades do município; e monitores que darão suporte aos alunos e familiares. Os novos membros do time se juntam aos educadores Flávio Lira e Carlos Alberto, que desenvolvem o projeto desde sua criação, em 2014.
“Estamos com uma equipe bastante qualificada para essa nova fase do projeto. Vamos trabalhar os fundamentos do futebol com as crianças, como passe, finalização, posicionamento; e também métodos como o Futebol 3, em que os participantes discutem as regras antes de cada atividade e conversam sobre o que aprenderam depois da prática. Com isso, é possível construir valores sociais que vão além do rendimento no esporte junto aos jovens.” explicou Lira.
Para se inscrever no Jogada do Futuro, é preciso estar regularmente matriculado na escola e alunos da rede pública têm prioridade. A assistente social do projeto irá acompanhar a frequência e o desempenho escolar dos participantes. Os alunos matriculados no Jogada do Futuro contarão ainda com monitoramento de saúde infantojuvenil, realizado três vezes por ano por uma equipe de médicos, nutricionistas e profissionais de Educação Física. Assim, será possível acompanhar o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças e jovens atendidos. Todos os participantes também receberão um kit de material esportivo completo para treinarem.
O projeto ainda proporciona atividades extra e novas experiências para as crianças e a comunidade. Nos quatro anos de atuação, Magrão, goleiro do Sport e Hernanes, meia do Hebei China Fortune e embaixador da love.fútbol, visitaram a comunidade e compartilharam experiências com as crianças. Também foram realizados torneios femininos e masculinos, com partidas finais na Arena de Pernambuco.
Para o Diretor de Desenvolvimento da love.fútbol Breno Lacet, programas como o Jogada do Futuro são uma oportunidade de ampliar o impacto da quadra construída pela comunidade em conjunto com a organização. "É um projeto que complementa o nosso trabalho de criação de espaços que vão além de esporte e funcionam como locais de aprendizado e convivência."