Nota de Repúdio, por Respeito e Cidadania nas Comunidades do Brasil
No último domingo (16/10), o Presidente da República e postulante à reeleição Jair Bolsonaro, ao se dirigir ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva durante debate presidencial transmitido pela TV Bandeirantes, afirmou que: “O senhor esteve atualmente no Complexo do Salgueiro (em clara confusão de territórios, com intenção de citar o Complexo do Alemão, onde Lula esteve em ato de campanha no dia 12/10). Não tinha nenhum policial ao seu lado, só traficante.”
A passeata contou com a presença de centenas de lideranças e representantes da sociedade civil, de coletivos e grupos do Complexo do Alemão e de outras favelas do Rio de Janeiro, amigos da nossa organização, além de milhares de moradoras e moradores do entorno.
O Complexo do Alemão, casa do primeiro projeto da love.fútbol no Rio de Janeiro e terceiro no Brasil, é morada de cerca de 180 mil trabalhadoras e trabalhadores, jovens e crianças. No estado, também tivemos o privilégio de atuar em parceria nas comunidades do Cantagalo, Santa Marta e no Morro dos Macacos.
Repudiamos todas as falas racistas, que só colaboram para perpetuar desigualdades e preconceitos históricos em nosso país, e prestamos nossa solidariedade a todas as nossas queridas amigas e amigos do Complexo do Alemão e das comunidades do Rio de Janeiro.
Viva o povo e as crianças da favela!
As fotos que compõem essa publicação são dos projetos realizados no Rio de Janeiro: Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Cantagalo e Santa Marta.